Ícone do site Almanaque dos Pais

38 Semanas de Gestação

Centenas de mulheres já recebem o Gravidez Semana a Semana por email!

Sua Gravidez: 38 semanas de gestação

Você já está na 38ºª semana de gestação e o trabalho de parto começará em breve. Todo seu corpo está se preparando para este momento.

Assista ao conteúdo da 38ª semana de gestação em vídeo

 

Você e seu corpo

Foto: Graphic Girl

Sua barriga já está com 38cm de altura (medindo com uma fita métrica posicionada da virilha até o topo do útero). Levar todo esse peso e passar por tanta alteração em seu corpo é merecedor de todos os mimos, carinhos e cuidados que você recebe de seus familiares e amigos. Faça também sua parte e tente relaxar, descansar e se aproveite todos os momentos tranquilos que logo serão raros, pois o bebê precisará de você não só nos primeiros dias de vida, mas pela vida toda. Claro que é cansativo, mas não há nada melhor no mundo do que ser mamãe.

Se você é do tipo que ama estar grávida, aproveite cada segundo porque esta fase está acabando. Se você é do time que está ansiosa para ter seu corpo de volta, acalme-se porque no seu caso esse momento também se aproxima.

Com o final da gestação próximo você pode estar se perguntando como é que o seu filho irá sair de dentro de você. Tenha calma e lembre-se de que todos nós nascemos de alguma forma, seja parto normal ou cirúrgico, e o corpo da mulher é preparado para esse momento, além de que uma equipe médica estará ao seu lado caso ocorra qualquer emergência.

Seus seios estão ainda mais pesados e o colostro pode ser visto saindo de seu mamilo quando a ducha do banho esquenta seus seios, ou mesmo por uma marquinha em seu sutiã. Se estiver saindo uma quantidade considerável de colostro é melhor começar a utilizar absorvente para seios. Existem várias marcas no mercado que são confortáveis e deixam os mamilos, que estão mais proeminentes, menos marcados em suas roupas. Por sinal roupa é um item que está cada dia mais difícil de caber em seu corpo nessa fase, não é mesmo?
Está na hora de evitar lugares fechados e com pessoas. Principalmente agora você precisa se resguardar para evitar resfriados, gripes e qualquer outro tipo de doença que pode interferir em seu trabalho de parto ou recuperação. Já imaginou você tossindo e espirrando após uma cesárea? Não é nada agradável e pode até interferir na cicatrização.

Lave sempre as mãos e tenha álcool em gel na bolsa para usar ao pegar em maçaneta, corrimão, contato com outras pessoas ou mesmo durante as compras em um supermercado.

Fique atenta a todos os sinais que seu corpo pode lhe enviar, desde inchaço, dor de cabeça, sangramentos, contrações (indolores ou não, regulares e mais de 6 vezes por hora) até sua bolsa que pode estourar. A qualquer momento seu bebê pode chegar, mas segure a ansiedade porque ele pode estar tão confortável em sua barriga que quer aproveitar as semaninhas restantes protegido em seu útero.

Até o final da gestação manterei uma lista de links para matérias que podem lhe ajudar nessa reta final:
Pré-eclâmpsia.
Sinais de trabalho de parto.

Tipos de parto.
Mala da maternidade – itens, documentos, dicas e cuidados.

Seu Bebê

Nesta semana seu bebê já está medindo cerca de 49cm da cabeça aos pés (ou 35cm da cabeça ao bumbum) e pesando cerca de 3,100Kg.  Ele está prontinho para nascer.

O órgão genital, seja menino ou menina, já está completamente formado.

Os lóbulos de suas orelhinhas já possuem cartilagem, por isso estão ficando mais firmes.

Seu aparelho digestivo continua trabalhando. O bebê engole o líquido amniótico que é digerido e eliminado pela urina ou acumulado em seu intestino na forma de mecônio. O mecônio é conhecido como a primeira fezes do bebê. Possui aspecto viscoso, de cor esverdeada bem escura e é formado por água, mucos, lânugo, vérnix caseoso, restos celulares e sucos gástricos e pancreáticos.
É raro encontrar o mecônio no líquido amniótico antes de 38 semanas de gestação, porém em alguns casos o bebê pode eliminá-lo durante o trabalho de parto devido à compressão do abdome, o que não significaria sofrimento fetal.

Alimentação da mamãe…

A compressão do intestino pode agravar ainda mais a prisão de ventre. É imprescindível beber muita água, pelo menos 2 litros ao dia, e ingerir fibras, tais como:

Cereais integrais: aveia, arroz integral, milho, pão e macarrão integral.
Frutas: laranja com bagaço, mamão, abacaxi e maçã com casca. A ameixa preta pode ser ingerida em calda ou seca.
Verduras e legumes: brócolis, alface, couve, rúcula, cenoura, abóbora e chicória.
Outro alimento que auxilia os movimentos peristálticos é a pipoca. Aposto que essa foi a melhor dica desta semana, aproveite e assista a um filminho. Mas nada de abusar do sal e para acompanhar prefira um suco de fruta natural.

Dicas da semana:

Aproveitando que a pipoca é uma aliada para o funcionamento do intestino, ainda dá tempo de pegar um cineminha. Se conseguir emendar com um jantar romântico será perfeito. Durante o jantar fale sobre o futuro e como vocês se imaginam daqui a 5 ou 10 anos. Também é importante que vocês tenham consciência que filhos alteram complemente a rotina e prioridades do casal, e vocês precisam encontrar novas formas de demonstrar carinho e amor entre vocês.

Durante os primeiros meses do bebê é indicado que a higiene durante a troca de fraldas seja feita com algodão umedecido em água morna, e não com lenços umedecidos que podem irritar a pele sensível do recém-nascido. Tenha em casa uma garrafa térmica nova (ou que nunca tenha sido utilizada com nenhum líquido com cheiro como café, chá e suco), ao menos um pacote de algodão e um potinho em que você possa colocar a água para molhar o algodão. Um lixo próximo ao trocador também ajuda bastante, porém se ficar no quarto do bebê não o utilize para colocar fralda usada porque elas em pouco tempo ficam com cheiro muito forte.

 

Confira as demais semanas

Sem. 01 Sem. 02 Sem. 03 Sem. 04 Sem. 05
Sem. 06 Sem. 07 Sem. 08 Sem. 09 Sem. 10
Sem. 11 Sem. 12 Sem. 13 Sem. 14 Sem. 15
Sem. 16 Sem. 17 Sem. 18 Sem. 19 Sem. 20
Sem. 21 Sem. 22 Sem. 23 Sem. 24 Sem. 25
Sem. 26 Sem. 27 Sem. 28 Sem. 29 Sem. 30
Sem. 31 Sem. 32 Sem. 33 Sem. 34 Sem. 35
Sem. 36 Sem. 37 Sem. 38 Sem. 39 Sem. 40
Sair da versão mobile